Retrospectiva E3 2014

Veja o que rolou no Nintendo Direct – e fora dele também

Veja o que rolou no Nintendo Direct – e fora dele também

Nintendo-Ann-E314-Plans

A Nintendo continua com essa política estranha de fazer uma apresentação fora da E3, pelo Nintendo Direct. Dessa vez, foi um vídeo com uma hora de duração e focado nos jogos da casa (embora tenhamos alguns visitantes ilustres).

Antes de ir aos jogos, assista à brincadeira que eles fizeram com o Smash Bros. Satoru Iwata, presidente da Nintendo e Reggie Fils-Aime, comandante da divisão nos EUA, começaram a lutar no melhor estilo Hokuto no Ken. A luta passa para o Smash Bros. e adianta algumas das novidades relacionadas ao jogo.

A primeira delas, como é fácil adivinhar, é a possibilidade de usar os Mii como lutadores. Chamados de Mii Fighters, eles podem usar três classes diferentes com seus próprios movimentos. Temos o Brawler, que usa luta corpo-a-corpo como o Little Mac (do Punch Out!); Swordfighter, com golpes parecidos com os do Link; e Gunner, com um canhão no braço da mesma forma que a Samus.

Viu o esquema do bonequinho que o Iwata fez no começo da apresentação? Aquilo é real. A Nintendo vai lançar uma linha de action figures chamada Amiibo. Esses bonecos carregam informações dentro e conversam com o WiiU, podendo gravar dados como atributos dos personagens usados. Esse personagem pode ser usado no Smash Bros e, futuramente, em outros jogos como Mario Kart 8 e Mario Party 10.

Quem esperava por uma data próxima para o Smash Bros. for 3DS tomou um banho de água fria. O jogo foi adiado para o dia 3 de outubro, enquanto o de WiiU continua previsto para o fim do ano.

Nos mesmos moldes que Kirby’s Epic Yarn, o Yoshi ganha um jogo próprio chamado Yoshi’s Wooly World, com tudo feito de fios de lã. Assim como Yoshi’s Island, o novo jogo permite explorar bem os cenários, com muitos segredos escondidos nas paredes. E o melhor, com um modo cooperativo para dois jogadores. Sai em 2015.

Quem jogou Super Mario 3D World já encarou o minigame do Captain Toad. A Nintendo gostou tanto dessa ideia que resolveu transformar em um jogo separado, chamado Captain Toad : Treasure Tracker. A ideia é a mesma: visão isométrica e puzzles para resolver. A diferença é que o Toad pode pegar vegetais do chão (como no Super Mario 2) e os puzzles são mais variados. Está previsto para o fim do ano.

Agora começamos a falar dos pesos-pesados. O Zelda de WiiU já está confirmado para 2015 e ainda tivemos uma pequena descrição do que está por vir. A franquia vai entrar de vez no esquema de mundo aberto, permitindo a exploração não-linear, mais próxima do primeiro jogo da série. A primeira imagem apresentada por Eiji Aonuma mostra que os gráficos seguem a linha do Skyward Sword, com óbvias melhorias na qualidade. Essa imagem passa para um vídeo de gameplay, em que Link foge à cavalo de um monstro. A criatura destrói a ponte antes que o herói consiga passar e faz com que Link resolva lutar. Ao tirar a capa…calça amarela e blusa azul? Ué, cadê a clássica túnica verde? E começa a chutação de traseiros, com flechas explosivas e uma flecha especial. O trailer acaba com 2015 escrito na tela.

Conforme foi anunciado no mês passado, Pokémon Ruby e Sapphire terão remakes com as mudanças feitas até os novos X e Y. Chamados Omega Ruby e Alpha Sapphire, eles foram confirmados para 21 de novembro.

Um dos primeiros jogos third-party anunciados para o WiiU, Bayonetta 2 finalmente será lançado em outubro deste ano. A Platinum Games aproveitou para agradar os fãs com algumas novidades: o primeiro jogo da série virá no mesmo disco e a Bayonetta poderá usar roupas baseadas em personagens da Nintendo, como Link, Peach e Samus.

Zelda também pode ser um hack ‘n slash bem bacana. Em parceria com a Tecmo Koei, a dona da franquia Dynasty Warriors, a Nintendo irá lançar Hyrule Warriors. Veja só a receita: Link, Zelda, Midna e Impa, correndo por um campo infestado de inimigos e você descendo a porrada com eles como se não houvesse amanhã. Se já jogou um Dynasty Warrior, sabe do que estou falando. O lançamento está bem próximo, marcado para 26 de setembro.

Kirby não ficou de fora e terá um novo jogo, uma espécie de continuação para o Canvas Curse de DS. Kirby and the Rainbow Course, para WiiU, terá a mesma mecânica de desenhas linhas pelo Gamepad para mover Kirby pela tela e resolver os puzzles. A data de lançamento, como esperado, é 2015.

Mechas e batalhas no espaço em Xenoblade Chronicles X, da Monolith Soft. Antes chamado de X, é o sucessor do Xenoblade de Wii (considerado um dos melhores jogos do console). Infelizmente, foi apenas uma CG, sem cenas de gameplay – mas o suficiente para deixar o público ansioso por 2015.

Ao invés de lançar um Mario 2D todo ano, a Nintendo achou uma solução mais elegante: permita que o público crie o seu próprio jogo do Mario. O Mario Maker é uma ferramenta que permite criar, compartilhar e jogar fases com os gráficos do Super Mario Bros. original ou New Super Mario U. Tudo bem, é uma tentativa de embarcar na onda do Little Big Planet, mas parece ser muito mais funcional. No Wiiu, em 2015.

Nova IP, Splatoon. Online multiplayer para oito jogadores, em dois times de quatro personagens. A ideia é pintar a maior parte do cenário da cor do seu time e aproveitar isso para caçar o time inimigo. Os personagens ficam presos se pisam na tinta do oponente e se nadam na tinta do seu time. O Gamepad mostra um mapa do campo de batalha e como está a pintura do time inimigo. Clicar em uma pessoa do seu time faz com que seu personagem pule direto para onde ele está. Só em…2015, claro.

Reggie entrou em cena e fechou a apresentação dizendo que tem mais novidades para depois do Direct e agradeceu ao público. A imagem muda então para esse belo anime de Link e Pit lutando. De repente, Palutena entra na brincadeira e é revelada como a nova personagem do Smash Bros.

Após a Palutena descer o sarrafo, Shigeru Miyamoto aparece em seu escritório, testando um jogo. Ele revela que está trabalhando em mais jogos. Se você acompanhou o Facebook durante o dia da apresentação, viu uma imagem dele jogando Star Fox. É verdade, o clássico jogo de nave será lançado para o WiiU, mas ficou de fora do Direct por algum motivo estranho – o jogo, testado por jornalistas, era uma demo bem crua, mas poderiam ter pelo menos afirmado que seria lançado.

E aqui acabou o Direct, com apenas 40 minutos de duração. Em seguida, os gamers deveriam passar para o Nintendo Tree House, um outro streaming que revelou mais algumas novidades, que você confere abaixo:

Quem diria que Mario Party chegaria a sua décima versão? A festa continua no WiiU em 2015 e com um novo modo, que coloca o quinto jogador no controle do Bowser, para atrapalhar a vida dos outros durante os minigames.

A Level 5 é uma das empresas mais legais da atualidade. Um de seus jogos no Japão é Fantasy Life, um RPG que coloca seu personagem para trabalhar além de ficar lutando contra monstros. Pouco mais de um ano depois do lançamento por lá, ele finalmente chagará ao ocidente, no dia 24 de outubro. O visual é bonitinho, com ilustrações feitas por Yoshitaka Amano e a trilha-sonora é de Nobuo Uematsu (preciso dizer mais?).

Tem um jogo bem esquecido do Mario para Super Nintendo chamado Mario & Wario. O objetivo era guiar o Mario pela fase até a saída e tinha que ser jogado com o mouse (aquele que vinha com o Mario Paint). Mario vs Donkey Kong bebe dessa fonte, mas para o WiiU e com o uso do Gamepad. Ainda sem data de lançamento.

Para encerrar, tivemos um jogos mais “adulto” e de fora da Nintendo. Criado por Tomonobu Itagaki, o pai da franquia Dead or Alive e responsável pelo remake de Ninja Gaiden, Devil’s Third é third-person shooter exclusivo para o WiiU, combinando lutas com espada e tiroteio em um mundo pós-apocaliptico. Pelo trailer, vai escorrer sangue pelas laterais da TV e do console.

Retrospectiva E3 2014

Gamer movido à gasolina e com um motor no lugar do coração. Quando não está escrevendo sobre cultura nerd para o Glued, está falando de carros para Car and Driver Brasil.

More in Retrospectiva E3 2014

[Hands-On] “Fable” não quer mais ser “Fable – Legends” chega ao Xbox One

Jefferson Melo26 junho, 2014

[Behind Doors] Batmóvel é sua maior arma em Batman: Arkham Knight

Jefferson Melo21 junho, 2014

Veja os destaques da conferência da Sony, que foi do caramba

Valmir Martins14 junho, 2014

Tá Grudado, Tá Glued!