Glued

Telescópio Espacial Hubble completa 25 anos

Telescópio Espacial Hubble completa 25 anos

A exatamente vinte e cinco anos atrás, o Telescópio Espacial Hubble iniciou suas operações. Falhou antes mesmo de começar, muito ultrapassou sua vida útil prevista e mesmo assim tornou-se um tesouro de valor incalculável.

Foi lançado em 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery, iniciando suas operações em 24 de abril do mesmo ano. Desde então, o Hubble fez cerca de 137 mil viagens em torno da Terra capturou dados e imagens de mais de 38.000 objetos do espaço. Esses dados levaram a reescrita dos livros de astronomia e que o telescópio Hubble seja chamando o “avanço mais significativo na astronomia desde o telescópio de Galileu” em 1600.

Logo após o lançamento para o espaço, o Hubble apresentou um problema no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. Porém, a situação foi corrigida numa missão especialmente concebida para a reparação do equipamento, em 1993, voltando o telescópio à operacionalidade.

Montanha da poeira e gás fotografada pelo Hubble

Montanha da poeira e gás fotografada pelo Hubble

O Hubble foi originalmente projetado para que tenha uma vida útil de apenas 15 anos. Hoje ele tem quase o dobro disso e projeções dizem que deve funcionar por pelo menos mais 10 anos, o que é incrível, especialmente depois de um começo tão complicado. Isto é parcialmente porque o Hubble foi construído para ser atualizado, com instrumentos que possam ser consertados ou substituídos.

Troeltzsch, um dos engenheiros responsáveis pelo Hubble, disse: “Com o Hubble vimos estrelas se formando e morrendo. Vimos cometas colidir com outros planetas em nosso sistema solar. Vimos o universo se formar. Vimos planetas que orbitam outras estrelas. Ele nos deu tanto, e seus dados e descobertas serão utilizadas pelos cientistas por centenas de anos ainda por vir”

 

Genial, não?

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Glued
@ferio_siqueira

Mineiro de coração, cosplayer e gamer. Engenheiro vidrado em quadrinhos, cinema e tecnologia.

More in Glued

[TESTE] Qual Serial Killer de Cinema você é?

Christian Felipelli2 outubro, 2015
Laura Street Fighter V

Vazou na net: Fotos da Laura de Street Fighter V

Tatsumi D2 outubro, 2015

Artista pinta as rainhas de RuPaul’s Drag Race nas ruas de Nova York

Icaro Mozart21 agosto, 2015

Tá Grudado, Tá Glued!