Literatura

Pirataria digital já atinge autores nacionais

Pirataria digital já atinge autores nacionais

É com muita tristeza que me vi obrigada a fazer essa postagem.
Como apaixonada por livros, e aspirante a autora, eu me orgulho em poder dizer que eu tenho amigos autores, e busco sempre estar em contato ou procurando conhecer novos autores brasileiros.

Infelizmente nas ultimas semanas, vi não um, nem dois, mas pelo menos três, autores conhecidos no meu facebook reclamando de uma mesma coisa: Seus livros foram pirateados e colocados para download gratuito em blogs e sites na internet. Em um dos casos foi pior, estava disponível para a venda pirateado.

O que começou como uma facilidade, saiu do controle e caiu na pirataria. Meu Kindle é lotado de títulos que comprei até por menos de 10 reais, e muitos dos livros que eu já recomendei aqui para vocês eu comprei lá. E infelizmente foi de lá que esses ‘ladrões’ piratearam esses livros.

Eu gosto de ebooks, gosto da facilidade de ter um livro que eu possa ler no celular ou no computador do trabalho em tempo livre, mas ou são livros que eu já adquiri digitalmente, ou que eu já tinha físico em minha própria prateleira, e procurei para acelerar minha leitura. Mas principalmente não abro mão de ter um livro em mãos.

Claro que não há como parar a pirataria, mas já pararam para pensar como a pirataria digital de livros afeta os autores?

Muitas vezes as editoras ficam praticamente com todo o lucro, os autores recebem muito pouco pelos títulos, e por pouco eu digo, questão de centavos as vezes, isso quando não são livros que o autor tirou o dinheiro do próprio bolso para publicar, e que acreditem, muitas vezes eles mal se pagam.

As plataformas digitais chegaram a poder evitar para alguns autores os custos de publicação, mas pelo visto cada vez mais sempre descobrem uma forma de tirar os DRMs dos arquivos para deixá-los disponíveis gratuitamente.

Não, isso não ajuda o autor deixando as pessoas conhecerem seus livros de graça. O autor não recebe absolutamente nada por isso. Muito pelo contrário, ainda gasta precisando abrir processos criminais caso um pedido não retire seus livros do ar.

Isso prejudica a literatura nacional, e desencoraja autores a continuar, e novos autores a começar.

Não posso pedir que simplesmente não baixem livros. Mas por favor, salvem a literatura nacional. Ajudem nossos autores a continuarem escrevendo. Deem preferencia sempre aos livros originais.

Digam não à pirataria de livros.

 

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Literatura

Carioca, cosplayer, louca por seriados, escritora nas horas vagas e traça de livros em tempo integral!

More in Literatura

A Sereia Negra, de Vinicius Grossos

Juliana Carvalho7 agosto, 2015

Escola de Um Destino

Juliana Carvalho9 junho, 2015

Pecadores: a juventude, seus problemas, e a jovem autora

Juliana Carvalho5 junho, 2015

Tá Grudado, Tá Glued!