Games

[Halloween] Top 10 jogos de terror de todos os tempos!

[Halloween] Top 10 jogos de terror de todos os tempos!

A gente não sabe o porquê disso. Nós vemos filmes de terror e, ok, já é assustador o suficiente ver outras pessoas passando pelos apuros, certo? Não, a gente precisa vivenciar, sentir o estômago embrulhado e o coração disparado. Somos loucos? Provavelmente. Gamers? Com certeza! Porque videogame é isso, é poder controlar um personagem e entrar no jogo com ele, e se podemos salvar princesas, capturar pokémon e salvar o mundo, por que não entrar no jogo pra morrer de medo dele? Então, nesse clima de Halloween, reunimos dez dos melhores jogos de terror de todos os tempos pra você que está a fim de entrar em pânico nesse final de semana!

 

Resident Evil 2 (PlayStation 1, Nintendo 64, Nintendo GameCube, Dreamcast)

re2

Não dá pra fazer uma lista de jogos de terror sem incluir algum da série Resident Evil. O escolhido foi o segundo, considerado até hoje um dos melhores da série. Claire e Leon chegam à cidade de Raccoon para descobrir que precisam sair dali imediatamente, porque a cidade inteirinha está tomada pelos cidadãos infectados pelo T-Virus. Enquanto fogem, os dois encontram outros sobreviventes e vão descobrindo que o T-Virus é o menor dos problemas deles – tudo isso enquanto tentam se livrar dos zumbis que, er, se arrastam atrás deles. Ou seja, haja munição pra matar tanto zumbi – e haja estômago para aguentar tanto susto!

 

Doom 3 (PC)

doom3

 

Sem a menor dúvida, o melhor Doom da série. Você é o último dos soldados sobreviventes em uma Marte tomada por demônios que passaram por um portal que liga o planeta ao…Inferno. Ok. Tudo isso porque os humanos descobriram o portal e falaram “Ué, por que não investigar o inferno?”. Excelente ideia. Para além dos demônios, o jogo tem uma ambientação pouco iluminada, o que só aumenta o nervosismo de desbravar o planeta amaldiçoado para derrotar o super demônio nas profundezas de Marte. Segura o coração e vai!

 

F.E.A.R. (PC, Xbox 360, PlayStation 3)

fear

 

F.E.A.R. tem um nome bem específico quanto aos seus objetivos, e não deixa por menos no enredo: você morre de medo. A história é a de um soldado especializado em enfrentar criaturas paranormais que, enquanto buscava um canibal e achou que seria simples assim chamado Fettel, encontra uma fofa garotinha chamada Alma – fofa tipo a Samara. O soldado então começa a ter alucinações absolutamente perturbadoras enquanto descobre que a relação de Fettel e Alma é muito, mas muito sinistra. É um jogo que certamente vai te deixar transtornado, então jogue com moderação!

 

Outlast (PC, Playstation 4, Xbox One)

outlast

 

O mais recente dos jogos dessa lista, Outlast foi feito com o único e indiscutível objetivo de te dar uma parada cardíaca. É assim: você é um jornalista que tem a EXCELENTE ideia de levar sua câmera para investigar um hospício cujas atividades são mais que suspeitas. E é isso, um cara e uma câmera. Só. Isso. Ele não luta, ele não tem armas, ele não tem nada além de uma câmera com visão noturna – que eventualmente fica sem bateria, então às vezes nem isso! A única coisa que você pode fazer é correr para todo o sempre enquanto monstros tentam te massacrar. Sério, quem pensou nesse jogo?

 

Amnesia: The Dark Descent (PC)

amnesia3

E por falar em quem pensou nisso, olha aqui o Amnesia. Ele só não é tão péssima ideia quanto o Outlast porque nesse o cara realmente não tinha escolha: ele acorda num castelo sinistro e basicamente não lembra de nada. Óbvio, porque esse é o nome do jogo. Então ele precisa descobrir o que ele está fazendo ali, por que ele está ali, e como ele vai sair dali – nesse meio tempo, também precisa fugir dos monstros que estão perseguindo-o. É, fugir – tal qual Outlast, o personagem também não tem nenhuma arma, e é ainda pior, porque ele não pode ficar muito tempo na presença dos monstros, sob o risco de enlouquecer completamente. Bacana.

 

Slender: The Eight Pages (PC)

slender

Eis a sensação de 2012, que inspirou gameplay atrás de gameplay de gente chorando de medo. Slender é baseado na lenda urbana de um cara super alto, branquelo e de terno…que não tem rosto e cujo passatempo é matar as pessoas que se aventuram pela floresta. Não, não, não é simplesmente matar – ele usa os pinheiros da floresta como estaca. Pois é. Simpático. O seu objetivo no jogo é – olha só! – andar pela floresta em busca de oito pistas (que te dizem claramente que você não vai sair vivo dessa) enquanto foge do Slender Man. Sua única arma – só que não – é uma lanterna, que eventualmente fica com a pilha fraca, então deve ser usada com parcimônia. É, boa sorte nessa.

 

SCP: Containment Breach (PC)

scp

SCP: Containment Breach é provavelmente o mais desconhecido dos listados aqui. O enredo é simples: você é um cobaia humano preso em uma instituição que tem como objetivo pesquisar tudo aquilo que é bizarro no mundo (e certamente fora dele). Você precisa fugir desse lugar, mas antes disso você vai passar por todas essas coisas – e criaturas – bizarras, num jogo de obstáculos feito para massacrar seus nervos. Tem mais de uma saída do lugar, e cada vez que você joga, as coisas mudam. Vai na fé ou morra tentando.

 

Dead Space (PlayStation 3, Xbox 360, PC)

dead-space-logo

Criaturas bizarras? Você quis dizer: Dead Space. Nesse jogo, você é um engenheiro que precisa entrar em uma nave abandonada – é, sozinho. Então, é…Você está sozinho. Então o que são esses barulhos? Pois é, tem um monte de monstros nessa nave, e cada um deles quer te matar. E pra você matá-los, não, não basta dar um monte de tiros e fim. Você precisa cortar determinados membros dos monstros, o que meio que acaba um pouco com a sua vantagem de antecipar os movimentos deles. Do contrário, eles ficam mais inteligentes em relação às suas ações e podem até se regenerar. É, a vida não tá fácil. Não, mesmo.

 

Fatal Frame 2: Crimson Butterfly (PlayStation 2, Xbox)

VlMAF

Fatal Frame II começa com uma premissa simpática e amável: duas irmãs gêmeas, Mio e Mayu, visitando um lugar que elas gostavam de ir quando crianças. Mas é claro que não pode parar por aí: Mayu resolve sair andando por aí, e Mio corre atrás dela, óbvio, quando as duas percebem que o caminho que elas percorreram, er, desapareceu. E piora, porque Mayu começa a ser possuída por espíritos e Mio só tem uma lanterna e uma câmera fotográfica. Pelo menos a câmera dela faz alguma coisa – viu, Outlast? -, e tem o poder de enfrentar espíritos. Mas para enfrentá-los, você precisa tirar fotos deles. Fotos. De. Espíritos. Não é legal.

 

Silent Hill 1 (PlayStation 1) e Silent Hill 2  (PlayStation 2, Xbox, PC)

130b25O1RJ0-525I

 

Por fim, um empate técnico entre títulos da mesma série. Silent Hill 1 e 2 são obras-primas dos jogos de terror, e mesmo os gráficos ultrapassados não podem tirar isso deles. Esse é o jogo que te deixa com medo de neblinas, ruídos de rádio, passos, portas, cachorros, sirenes…bom, ele te deixa com medo de viver. A ambientação é de pouca visibilidade, então você conta muito com a audição – e com uma trilha sonora de estraçalhar a sua alma. Ah, e suas armas são limitadas, o que significa que você vai ficar sem munição logo menos. Enquanto o primeiro conta a história de Harry Mason andando por Silent Hill em busca de sua filha, o segundo fala de Jason Sunderland está chegando na cidade porque a sua esposa – morta – mandou uma carta pedindo para encontrá-lo. A pegada dos jogos é que eles demandam inteligência (sem contar os nervos de ferro, porque né); são quebra-cabeças e deixas que precisam de um grau de raciocínio do jogador. Fora que o psicológico dos personagens é continuamente atacado (muito, muito mais do que o físico), e você precisa lidar com isso também. Em suma, são dois jogos absurdamente enlouquecedores, mas que totalmente valem a pena.

 

E aí, vai encarar? Tem sugestões de jogos? Diz aí!

Games

Feminista, fangirl, corvinal, linguista, astróloga, gamer, geek, crítica, açúcar, tempero e tudo o que há de bom. Só precisa de música e fanfics para ser feliz. The worst kind there is: an intellectual snob.

More in Games

Filme de Assassin’s Creed está cada vez mais próximo

Ricardo Santos12 junho, 2016
Lançamentos de Outubro

Lançamentos para final de Outubro

Tatsumi D23 outubro, 2015
GTA V Lowriders

Novidades para lowriders no GTA

Tatsumi D20 outubro, 2015

Tá Grudado, Tá Glued!