Cinema

Divergente – Livro x Filme

Divergente – Livro x Filme
Anterior1 de 2Próximo
Use as setas ← → para navegar

Com Insurgente prestes a estrear nas telonas semana que vem, pensei que refrescar a mente de vocês quanto a Divergente fosse uma boa ideia! Claro que muitos fãs vão tirar esses dias para rever o filme, alguns até a reler os livros, para ter tudo fresquinho na mente assim que o filme estrear, mas o GLUED vai dar uma ajudinha!

divergente-posterBeatrice Prior vive em um mundo pós-guerra. Em sua cidade, buscando uma recuperação da ordem, as pessoas são divididas entre 5 facções, de acordo com seus ideais: Abnegação (altruísmo, responsáveis pelo governo), Erudição (inteligência, responsáveis pelo ensino e tecnologia), Franqueza (verdade, responsáveis pelas leis), Amizade (paz, responsáveis pelas plantações) e Audácia (coragem, responsáveis pela segurança). Qualquer um que não se encaixar em um desses ideais, se torna um sem-facção: grupo de renegados que depende da caridade da Abnegação para conseguir roupas e alimentos.

Até os 16 anos, os filhos são criados conforme os ensinamentos das facções dos pais, e é quando passam pelo Teste de Aptidão, que vai mostrar a eles sua inclinação para que na Cerimonia da Escolha, os adolescentes decidam se permanecem em suas facções de família, ou deixam sua facção para sempre ao se juntar a outra. Qualquer pessoa que demonstrar mais do que uma inclinação em seu teste de aptidão, é considerada uma ameaça à Ordem. E são chamados de Divergentes.

Beatrice nunca se sentiu altruísta o bastante para conseguir viver seguindo as regras da Abnegação, facção de seus pais, e durante seu teste de aptidão, se descobre com inclinações não só a uma facção, mas três delas: Abnegação, Audácia e Erudição. Haver uma divergência entre ideais de duas facções já é considerado raro. 096385.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxMas entre três faz de Beatrice uma anomalia do sistema. Tori, a responsável pelo seu teste, altera manualmente o resultado e a manda para casa, recomendando que nunca falasse do seu resultado para ninguém, nem mesmo sua família, por sua própria segurança.

Na Cerimônia de Escolha, nervosa e ainda sem saber pelo que irá se decidir, todos se chocam quando seu irmão mais velho Caleb escolhe se transferir para a Erudição, facção considerada inimiga da Abnegação. E sua escolha começa a pesar em seu peito, com a dúvida entre sua família, e sua liberdade.

Beatrice escolhe a Audácia à sua família, mudando seu nome para Tris, sem imaginar o quanto isso afetaria não apenas sua família, mas sua vida inteira, e principalmente a munição necessária para que a Erudição busque derrubar a Abnegação.

A saga distópica de Veronica Roth possui 3 livros: Divergente, Insurgente e Convergente, e seja pelos livros ou os filmes já possui um grande número de fãs por todo o mundo!

divergente-size-620

Como esperado de uma adaptação, temos algumas diferenças entre o livro e o filme, nada que realmente fuja da ideia do livro, visto que a própria autora Veronica Roth ajudou na formulação do roteiro, mas algumas coisas são totalmente novas, vamos conferir?

 

[ATENÇÃO CONTEM SPOILERS]

Anterior1 de 2Próximo
Use as setas ← → para navegar

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinema

Carioca, cosplayer, louca por seriados, escritora nas horas vagas e traça de livros em tempo integral!

More in Cinema

Dez-Grudados #003 – Filmes Mais Esperados do Semestre

Jefferson Melo2 março, 2017

Dez-Grudados #001 – Musicais para assistir na Netflix

Jefferson Melo9 fevereiro, 2017
Estreias

Estreias nos Cinemas em Outubro e Novembro

Tatsumi D22 outubro, 2015

Tá Grudado, Tá Glued!