Cinema

Conheça as grandes estrelas de Jurassic World: os dinossauros

Conheça as grandes estrelas de Jurassic World: os dinossauros

O quarto filme da série “Jurassic Park” chega aos cinemas daqui três meses. A trama é situada no parque temático de dinossauros “Jurassic World“, que dá nome ao filme. O parque, que recebe milhões de visitantes por ano, é considerado completamente seguro – ou era, até que algo errado acontece. Descrito como um “Sea World de dinossauros“, o “Jurassic World”  inclui uma área chamada de Lagoa da Ilha Nublar, onde vivem os Mosassauros, primeira espécie de dinossauro aquático da franquia Jurassic Park.

Dessa vez, os T-Rex, que eram os vilões nos filmes anteriores, serão usados para ajudar a combater a nova ameaça, uma espécie de dinossauro que mostra-se extremamente inteligente que será a principal causa dos estragos no “Jurassic World”.

Até que o filme estreie, que tal conhecer um pouquinho melhor as verdadeiras estrelas do filme?

Ankylosaurus:

Length: 8-11 metros
Weight: 6 toneladas
Aggression index: médio

Anquilossauro foi um dinossauro herbívoro que viveu durante o período Cretáceo no que corresponde hoje à América do Norte. Seu corpo era o totalmente protegido como que por uma armadura, sendo que sua única parte vulnerável era a barriga. A ponta de sua cauda tinha uma espécie de clava óssea, cujos golpes atingiam 2 toneladas de força e poderiam facilmente quebrar a perna de grandes predadores. Essa carapaça nas costas é comum a todos os dinossauros da família ankylosauridae.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apatosaurus:

Tamanho aproximado: 23-28 metros
Peso: 20 – 63 toneladas
Nível de agressividade: baixo

O apatossauro (Apatosaurus, do latim “lagarto falso”), também chamado de brontossauro, foi uma espécie de dinossauro herbívoro equadrúpede que viveu durante o período Jurássico. Seus fósseis tanbem foram encontrados na América do Norte. Estima-se que estes dinossauros viviam  por cerca de 100 anos e atualmente cientistas e paleontólogos passaram a classificar os gigantes saurópodes como Gigantotermicos (Gigantothermy) pois acreditam que eles possuíam uma maneira distinta de manter a temperatura corporal, uma vez que se diferenciavam exageradamente de espécies atuais ou mesmo de espécies que viveram durante sua própria época.

apatosaurus

Baryonyx:

Tamanho aproximado: 8-14 metros
Peso: 1,7 toneladas
Nível de agressividade: médio

O Barionix foi uma espécie de dinossauro carnívoro e semi-bípede que viveu durante o período Cretáceo. O Barionix viveu na Europa e foi descoberto na Inglaterra em 1983. Apesar de ser considerado um terópode, ele possuía várias características incomuns à subordem que pertence, tais como os dentes similares aos dos atuais crocodilos e jacarés, bem como uma garra de cerca de 30 centímetros em cada mão (daí o nome Barionix, que significa literalmente “garra pesada”).

dino dino 3

Gallimimus:

Tamanho aproximado: 8 metros
Peso: 226kg
Nível de agressividade: low

Mas o que? Uma galinha gigante? O galimimo (Gallimimus bullatos, do latim “imitação de galinha”) foi uma espécie de dinossauro bípede que viveu durante o Cretáceo Superior. Até tempos atrás, pensava-se que eram herbívoros mas agora crê-se que eram omnívoros (que se alimentavam de vegetais e carne), visto que suas garras seriam ótimas ferramentas para capturar insetos e pequenos répteis.

dino dino 4

Mosasaurus:

Tamanho aproximado: 18 metros
Peso: 5 toneladas
Nível de agressividade: alto

Apesar de ser muito parecido com uma enorme baleia carnívora do mal, o Mosassauro é representante de um gênero de lagartos marinhos que viveram em torno de 90 milhões de anos atrás no oceano Atlântico e  que tem um certo parentesco com o dragão-de-komodo atual. Eram carnívoros, se alimentando principalmente de peixes e moluscos amonites estando, possivelmente, entre os maiores predadores marinhos do Cretáceo. Existem teorias de que poderiam levar um estilo de vida anfíbio, passando a maior parte do tempo na água, mas voltando a terra para descansar e se reproduzir. Se extinguiram no final do Cretáceo, junto com os dinossauros.

dino dino 5

Pterossaurus:

Tamanho aproximado: 4 -7,5 metros
Peso: 100 kg
Nível de agressividade: médio

O filme contará com dois gêneros da ordem dos dinossauros com asas: Dimorphodon e Pteranodon. Os representantes do gênero Dimorphodon aparecem no trailer do longa, em horda, atacando um grupo de pessoas do “Jurassic World”. Os indivíduos desse gênero têm alimentação baseada em peixes e viveram durante o Jurássico. Já os do gênero Pteranodon viveram no  fim do período Cretáceo, na região da atual América do Norte. Foi um dos maiores pterossauros que existiram, com cerca de 7,5 m de envergadura.

Dino dino 6

Stegosaurus:

Tamanho aproximado: 8.5 metros
Peso: 5 toneladas
Nível de agressividade: low

O estegossauro (Stegosaurus armatus, do latim “lagarto telhado”) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico principalmente na América do Norte. Os estegossauros possuíam enormes espigões ósseos nas costas, estes eram usados tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperaturado corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa. Uma característica curiosa é que há fortes indícios de que o estegossauro possuía dois centros nervosos em seu corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar.

dino dino 7

Triceratops:

Tamanho aproximado: 9 metros
Peso: 10 toneladas
Nível de agressividade: baixo

Estando na lista dos dinossauros mais conhecidos, o tricerátopo (Triceratops horridus, do latim “cabeça com três chifres”) foi um tipo de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo e lembra muito um rinoceronte. O fortão aqui tinha um grande folho ósseo e três chifres em seu grande corpo de quatro patas, que os cientistas acreditam que fossem usadosprincipalmente para identificação, no acasalamento e para mostrar disposição de dominância, de forma muito semelhante com as galhadas e os chifres das renas, cabra-das-rochosas e besouros-rinoceronte atuais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tyrannosaurus rex:

Tamanho aproximado: 12 metros
Peso: 9 toneladas
Nível de agresividade: alto

Esse grandalhão é o maior referencial quando se trata de dinossauro, servindo até de mascote nas logos dos filmes da série Jurassic Park. O lagartão tirano viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás, em toda a região que hoje é a América do Norte. Assim como outros representantes da família Tyrannosauridae, o T-rex foi um carnívoro bípede com um crânio cilíndrico e uma grossa e musculosa cauda. Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, além desses animais também possuírem três dedos ao fim de cada perna e dois dedos nos braços. Acredita-se que os tiranossauros viviam em grupos familiares, tais como os elefantes e que travavam poderosas batalhas pelo direito de acasalar.

dino dino 9

Indominus rex:

Tamanho aproximado: provavelmente 12 metros
Peso:  não divulgado
Nível de agressividade: muito alto

Esse dinossauro é uma espécie de híbrido do T-rex com um dinossauro com patas dianteiras maiores (?), sendo uma produção exclusiva para o filme. Criado pelo labortatório fictício Hammond Creation, esse dinossauro possui enorme inteligencia e é extremamente agressivo, sendo apelidado de D-Rex (Diabolus Rex).. Como não existe uma imagem oficial de corpo todo do bonitão aqui, usamos essa fanart da artista Camila, que pode der vista em sua conta do DeviantArt. 

dino dino 10

 

 

Se você é como a gente, que ama Jurassic Park seja pelas cenas clássicas, por se arrepiar com a trilha sonora ou  mesmo porque voce ama algum desses (ou todos) os dinossauros citados a cima, respire, se acalme, visite o site oficial do filme, assista o trailer novamente e espere só mais um pouquinho, porque  12 de Junho de 2015 está chegando.

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Cinema

Dez-Grudados #003 – Filmes Mais Esperados do Semestre

Jefferson Melo2 março, 2017

Dez-Grudados #001 – Musicais para assistir na Netflix

Jefferson Melo9 fevereiro, 2017
Estreias

Estreias nos Cinemas em Outubro e Novembro

Tatsumi D22 outubro, 2015

Tá Grudado, Tá Glued!