Glued

BJDs, Pullips e Blythes: Boneca não é coisa de criança

BJDs, Pullips e Blythes: Boneca não é coisa de criança

145ab987e73b4077e4ef54d99799dd8fVocê sabe o que é um BJD? Simplificando, BJD, é a sigla para Ball-Jointed-Dolls, assim nomeadas por serem bonecas articuladas por meio de elásticos e juntas com encaixes em peças arredondadas.

Com a facilidade de encontrar informação na internet, as BJDs começaram a ficar cada vez mais ‘conhecidas’. Conhecidas entre aspas porque muita gente começou a encontrar fotos das bonecas, sem saber exatamente o que elas eram. Muitos inclusive durante um tempo usavam até fotos de BJDs em seus avatares do finado Orkut e Facebook, o que causou uma certa revolta nos donos de BJDs que tinham suas fotos ‘roubadas’ e utilizadas por outras pessoas.

Isso sem contar as falsificações chinesas com fotos de BJDs, que vão desde espelhos de bolsa, carteiras e até mesmo mochilas! Com fotos de modelos salvos das lojas!

 

Mas enfim, o que é um BJD exatamente?

BJDs como já foi dito são bonecas articuladas, de alta poseabilidade, mas o seu diferencial é que são totalmente customizáveis: é possível mudar olhos, cabelo, e até mesmo a expressão dos bonecos alterando a sua maquiagem. E por isso ganharam espaço entre colecionadores de todos os tipos: dos que transformam seus bonecos em seus personagens aos que compram seus bonecos como FullSet e os mantêm do jeito que vieram da loja, e cada um aproveita o hobbie do jeito que prefere!

Agora e quanto ao tamanho? Dá para garantir que a maioria dos que vêem um BJD pessoalmente se assustam com o tamanho. É normal vermos bonecas como Barbies e Monster Highs, e por fotos na maior parte das vezes é difícil img-thingcalcular o tamanho de um BJD mas seus tamanhos variam, de 12cm a 72cm na maioria das lojas, embora a loja Dollmore tenha um modelo que é praticamente do tamanho de uma criança.

São feitos normalmente de resina japonesa ou francesa, dependendo da loja, o que os torna objetos extremamente frágeis, e vêm em diferentes modelos e diferentes lojas, dentre as quais podemos citar a pioneira VOLKS, do Japão, a SOOM, Dollmore, Luts, Fairyland e a Dream of Doll, coreanas.

Claro, existem muito mais lojas, e vários outros modelos e pode-se encontrar listas de lojas e informações sobre como comprar procurando os tópicos de ajuda nos foruns Den of Angels (Internacional) e Resin Heaven (Nacional).

Mas não se enganem, com esses tamanhos variados e a resina, essas belezas não são nada baratas, além de algumas lojas terem muitos modelos de venda limitada a quantidade ou período de tempo!

Beryl-Never-ending-dreamUm BJD standard (básico) em uma dessas lojas pode sair de 280 a 600 dólares, dependendo do seu tamanho, e limitados em fullset (completo com roupas e caracterização) podem sair no mínimo 1000 dólares na loja, e mais de 1500 em segunda mão devido à raridade! Além de é claro, acessórios como roupas e sapatos para eles custarem praticamente o mesmo que roupas e sapatos de gente! Sem dúvida não é um hobbie barato!

Mas atenção, aos que procuram no E-bay. Aliexpress e Taobao: Cuidado para não levar gato por lebre, se o preço de um doll for muito mais barato, desconfie, ele po
de ser um recast (doll pirateado).

 

 

Mas se gosta de bonecas, mas não podem arcar com um BJD, talvez também gostem das Pullips e Blythes.

Pullips e Blythes são bonecas menores, com o tamanho aproximado de Barbies, o que facilita um pouco para conseguir roupinhas e sapatos, e também são customizáveis, além de terem um sistema de movimento de olhos e pálpebras!

Em se tratando de Pullip existem alguns modelos: A Pullip, a Dal, o Taeyagn, o Isul, a Byul e a Yeolume. Meio como a linha da Barbie, que tem além dela o Ken, a Teresa, a Kelly, etc.

Mas para aqueles que preferem não customizar seus bonecos, no catalogo do Pullip Style, pode-se encontrar entre as Pullips de criação própria, várias Pullips temáticas: como as Pullips: Catwoman, Harley, Batgirl, WonderWoman, e as favoritas de anime: Kuroshitsuji, Madoka Magica, Rosa de Versailles e Sailor Moon.

Já as Blythes, foram lançadas pela primeira vez nos Estados Unidos em 1972, mas não flove nad moreizeram sucesso, embora no Japão as AiAi-chan (como foi vendida lá) tenham feito um pouco mais de sucesso. Mas a volta triunfal das Blythes se deu em 2001 pelas Neo Blythes da Takara.

E o melhor, no caso de Pullips e Blythes é possível também comprar Pullips e Blythes no Brasil em lojas especializadas, ou as que são customizadas por artistas brasileiros!

Neo-Blythe-Snowflake-SonataLá fora podem custar em uma faixa de 100 a 200 dólares, e no Brasil numa faixa de 400 a 600 reais, ou até mais dependendo do modelo!

Mas sabe o que é mais divertido? Donos de dolls, sejam BJDs, Pullips e Blythes costumam se reunir em encontros, onde se conhecem, fazem novas amizades, e tiram muitas fotos! Vocês se espantariam com a quantidade de donos dessas bonecas espalhados aqui no Brasil!

 

Essa foto aqui foi do ultimo encontro realizado no Rio de Janeiro dia 21/03/2015:

2015-03-21 17.56.51

O encontro em questão foi na minha casa, eu poderia estar na foto mas estava do lado de trás do celular

 

 

Legal não é? Agora que tal conferir essas super produções de donos 100% brasileiros?

Interessou? Podem conhecer BJDs mais a fundo pelo Make Me Real Blog, Pullips pelo Bonequeiros, e Blythes pelo We Love Blythe

Glued

Carioca, cosplayer, louca por seriados, escritora nas horas vagas e traça de livros em tempo integral!

More in Glued

[TESTE] Qual Serial Killer de Cinema você é?

Christian Felipelli2 outubro, 2015
Laura Street Fighter V

Vazou na net: Fotos da Laura de Street Fighter V

Tatsumi D2 outubro, 2015

Artista pinta as rainhas de RuPaul’s Drag Race nas ruas de Nova York

Icaro Mozart21 agosto, 2015

Tá Grudado, Tá Glued!